Editorial

POETAS DA BRUZUNDANGA ETC

 é um blog destinado a divulgar LIMA BARRETO, sua obra e seu pensamento, que do meu ponto de vista é LIBERTÁRIO E COMUNISTA. Seus romances são um manifesto de denuncias contra a opressão; suas cronicas confirmam a cotidianidade das relações de poder na sociedade escravista brasileira, e aonde ele não pode apontar a COISA EM SI, faz uso do humor e da sátira para denunciá-la. 

Estou convencido de que o ALCOOLISMO do LIMA foi resultado da perseguição e cerceamento levados a cabo no seu tempo por uma elite ascendente tanto na sociedade como nas estruturas de poder. Grande exemplo disso é Machado de Assis, que o cerceava tanto como pessoa devido a seu modo anarco-estravagante de ser, como ideologicamente, uma vez que LIMA era identificado com o chamado 'MAXIMALISMO", termo que na época definia o que futuramente veio a se consolidar como o MARXISMO, mas que naquele período histórico era bandeira do ANARQUISMO. 

Esse "rolo todo" é o que servia aos segmentos de direita e/ou vinculados ao Poder para alijar qualquer um que não lhes interessasse. Mas a vítima não foi só LIMA BARRETO; isso vai acontecer com muita gente: observem a história da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS e verão que HEMETÉRIO JOSÉ DOS SANTOS E EMÍLIO DE MENEZES são apenas dois contrapontos a destacar.Há um livro intitulado MACHADO DE ASSIS DESCONHECIDO, do qual já li resenha, que apresenta o verdadeiro Machado de Assis, um sujeito que não tem nada de "bom moço", que sempre buscou a sombra do conforto e nunca se permitiu disputas 
democráticas...
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário