quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Companheiros de Jornadas - Crônica * Antonio Cabral Filho - Rj

Companheiros de Jornadas
Gente, vocês não imaginam a 
Gente, vocês não imaginam a alegria, o frisson, a euforia que pinta quando se encontra um "igual", alguém que está por aí, sem eiras nem beiras, igualzinho a você. Vejam acima o painel, olhem que chamada bonita: Bruzundanga Way of Life! Lindo, não é? É o "up!" não é mesmo? Pois é, nas pesquisas que ando fazendo sobre o Lima Barreto já encontrei cartão postal homenageando seus personagens e um montão de outras coisas, mas jamais imaginaria esbarrar com um blog dedicado ao "espírito Lima Barreto", àquela acidez crítica própria do nosso "spleen belle epoque carioca" sem Baudelaire nem Rimbaud para colonizar nossas almas.

O blog é específico de crônicas, todas baseadas no modo de vida carioca, no jeitão colonizado do carioca, na mania de copiar coisas e hábitos estrangeiros, principalmente norteamericanos, tais como o frango frito com aquela farinhada do fast food, o baldão de pipoca com garrafão de refrigerante nos cinemas, as mãos e os bolsos cheios de eletroeletrônicos de procedência, digamos, no mínimo, inconfessáveis, e a língua solta proferindo impropérios nunca dantes ouvidos em idioma algum; as pessoas se transfigurando em personagens de programas de auditório, como homens e mulheres amarfanhados de plásticas, rostos cobertos de produtos da indústria de cosméticos, cabelos sempre louros e muitas idosas, mas muitas mesmo, cantando alto e a bom som: mulher não fica velha, fica loura!

Pena é que Elke Maravilha, Clovis Bornay e Dercy Gonçales já partiram, Elza Soares não perdeu o pique, e Ney Matogrosso está velho, mas eles ainda ganham dessa gente em originalidade. Sobre a política e seus personagens nem se fala...

Mas pena é que o blog ficou lá em 2010, creio eu que devido à velhice da "Cobra Velva" que deve sim ter se aposentado de suas peripécias ao logo de sua história, seja pela vida real seja pela fictícia e decidido não mais ilustrar o peito de tantos maníacos por tatuagens, nem decorar os carros e motos dos aloprados de todos os tempos. Seja como for, descanse em paz Cobra Velva, pois apenas com três crônicas, você já é um clássico das línguas ferinas da literatura nacional. Agora, vamos lá meu amigo navegante:
http://bruzundangawayoflife.blogspot.com.br/ 
***

2 comentários:

  1. Caro Vate, em breve Cobra Velva vai reativar o blog. Ela já está a caminho, breve o paquete chegará ao Rio.
    Aguarde.

    ResponderExcluir